skip to main | skip to sidebar

Pro MANGUE

sábado, 28 de novembro de 2009




Postado por Jon maicoon às 17:34 Nenhum comentário:

Postado por Jon maicoon às 07:10 Nenhum comentário:
Postagens mais recentes Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Bem Vindos

Terceirãooo C Moranguinhos apresenta.....

Seguidores

Arquivo do blog

  • ▼  2009 (2)
    • ▼  novembro (2)
      • Sem título
      • Sem título

Quem sou eu

Minha foto
Jon maicoon
Ver meu perfil completo
 

Os MELHORES

Os MELHORES
Terceirãoo C >> Morangoss<<

ProMANGUE

Proteção e Manutenção do Manguezal

Vivemos uma crise ambiental de escala global, onde a exploração inadequada dos recursos naturais demandado por hábitos predatórios de consumo está comprometendo a existência da espécie humana. Trata-se de uma crise profunda e complexa, uma crise civilizatória, na qual a degradação ambiental é conseqüência da degradação de valores éticos, culturais, políticos que afligem e permeiam as sociedades. Romper com estes processos de degradação, estabelecer novos paradigmas em busca da sustentabilidade e manutenção das formas de vida é o grande desafio de homens e mulheres do planeta Terra.

O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestres e marinhos. Característicos de regiões tropicais e subtropicais, esta sujeito aos regimes das mares, dominado por espécies vegetais típicas, as quais se associam a outros componentes vegetais e animais.

Por conter uma enorme riqueza biológica essas áreas são também conhecidas como berçários naturais, tanto para espécies características deste ambiente como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras, pelo menos, em uma fase da vida.

Exposto isso esse projeto tem grande importância para a manutenção da vida na comunidade que será desenvolvido.

OBJETIVO GERAL

Promover e despertar da consciência ambiental da população a respeito das questões referentes ao manguezal

Objetivos Especificos

Gerar comprometimento com a preservação e conservação dos manguezais.

Promover a educação ambiental como forma de melhorar a qualidade ambiental dos manguezais.

Criar iniciativas relacionadas com a preservação e qualidade do manguezal.


METODOLOGIA

A implantação de um projeto desse porte requer tomada de grandes medidas para que a comunidade alvo seja atingida de forma coesa e precisa, através de uma metodologia participativa e continua havendo uma vinculação entre a teoria e a pratica onde a difusão dos conteúdos trabalhados se dê de forma articulada, sendo disponibilizados serviços de cunho sócio educacional que visa incentivar os envolvidos para a gestão ambiental participativa e resolução de seus problemas.
Serão desenvolvidas atividades nas escolas do município bem como nas colônias de pescadores, associações de marisqueiras, associações de bairros dentre outros segmentos da sociedade local.

PúBLICO ALVO

População que vive as margens do manguezal na cidade de Madre de Deus.

METAS

• Realização de reunião para apresentação do Projeto com o publico alvo.
• Difusão dos conteúdos voltados para educação ambiental envolvendo, manguezal, biodiversidade marinha, poluição do mar, lixo, esgoto através de palestras.
• Criação nas escolas do Jornalzinho Ambiental para difundir conhecimentos no meio acadêmico.
• Realização de um mutirão sensibilizador no manguezal.
• Promoção de oficinas de reciclagem com utilização de materiais reutilizáveis tirado do manguezal.
• Viabilização de uma feira expositiva dos trabalhos produzidos nas oficinas para encerramento dos trabalhos.

O SOLO


O solo de manguezal caracteriza-se por ser úmido, salgado, lodoso, pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes. Por possuir grande quantidade de matéria orgânica em decomposição, por vezes apresenta odor característico, mais acentuado se houver poluição. Essa matéria orgânica serve de alimento à base de uma extensa cadeia alimentar, como por exemplo, crustáceos e algumas espécies de peixes. O solo do manguezal também serve como abrigo para diversas espécies, como caranguejos.

As árvores que formam os bosques dos manguezais possuem raízes que se projetam do caule para o solo desde alguns metros de altura, escorando o vegetal e, por isso mesmo, sendo conhecidas como raízes em escora. Outras árvores desenvolveram raízes com apêndices que retornam à superfície do solo em busca do oxigênio que pouco penetra nesse solo, são os pneumatóforos.

SUBSTÂNCIAS QUíMICAS NO MANGUE

A atuação dos diversos órgãos governamentais, bem como das ongs na região de ocorrência de manguezais, tem levado a um diagnóstico mais preciso nos últimos anos do processo de degradação desse ecossistema. As análises das águas da Bahia de todos os Santos realizadas pelo Departamento de Química da UFBA têm revelado, por exemplo, um alto teor de duas substâncias químicas:

o Cádmio e o Chumbo. Esse fato é preocupante, diz a professora Tânia Tavares, “uma vez que isso ameaça contaminar a fauna marinha que se reproduz no manguezal, fartamente consumido pela população no Estado”. A técnica disse ainda que a equipe que realiza as análises tem se intrigado com o fato da substância dicloro difenil tricloroetano, o popular DDT, proibido há muito tempo para utilização no Brasil, ser detectada em alto teor nas áreas pesquisadas. Além disso ainda tem um grande vasto occorrimento de grandes indústrias microinternacionais que com seus descuidados, liberam grande quantidades de óleos e petróleo no mar, que se segue para esse ecossistema destruindo toda fauna e é o que geralmente causa a degradação.

PARCERIAS

=]

TRANSPETRO


Essa parceria com a transpetro contribuiria de forma positiva, pois eles ajudariam na sua conservação.Procurando evitar a poluição dos mangues com seus produtos quimicos, aumentando a fiscalização para que futuramente não venha afetar este meio.

Endereço: BA - Madre de Deus - Suape

AMANGUE


A parceria com Amangue ajudaria na conscientização da população, procurando realizar palestras para reeducação da sociedade em relação a conservação dos mangues.

Endereço: Rua antônio Balbino, - Cação Nº 70

PREFEITURA DE MADRE DE DEUS

A prefeitura de Madre de Deus seria uma parceria de grande importância, pois eles ajudariam com verbas para realização de projetos e compras de produtos que venham ajudar na conservação dos mangues.

Madre de Deus, Bahia.